sexta-feira, 2 de março de 2007

Around the world

Hoje uma das músicas mais recorrentes do ótimo ano de 1996 passou pela minha mente. Na verdade, não considero excelente essa canção, mas o seu videoclipe é incrível e cativante.
Primeiro, devo dizer que tal música voltou a borbulhar em meu cérebro devido a uma daquelas situações inusitadas...
Estava na monótona aula de Organizações Internacionais, por volta das nove e quarenta da manhã quando o professor, com o seu inglês relativamente peculiar, soltou algo do tipo: "...é uma alguma coisa...around the world".
Apesar de eu estar viajando naquele instante (eu nem sabia sobre o assunto tratado!), tais palavras acessaram a minha memória em uma das boas lembranças dos meus longínquos dez anos de idade.
Essa canção, Around the world, é da dupla francesa Daft Punk. Dois franceses excêntricos, poder-se-ia dizer. Raramente mostram seus rostos e vivem sob um vestuário robótico. Mesmo não gostando muito desse estilo musical, penso que eles conseguiram criar essa música intensa, elétrica e, inclusive, inspiradora! Como três palavras banais, repetidas incessantemente, podem significar tanta coisa para mim e meus sonhos e devaneios!
Além do mais, tenho que ressaltar o videoclipe dessa canção, dirigido pelo magnífico e excepcional diretor francês Michel Gondry.
Com sua estética peculiar e elementos de luz e fotografia marcantes, Gondry criou um cenário básico e preciso para esse clipe. Sem grandes efeitos especiais e tecnológicos, ele conseguiu criar uma excêntrica atmosfera.
Utilizando-se de dançarinos em roupas peculiares (as múmias, os robôs, os esqueletos, as moças em trajes de natação e os bizarros gigantes), Gondry construiu uma obra de exatos quatro minutos, que, para mim, representa uma jóia rara.
Não sei definir o motivo do meu encantamento. Toda vez que assisto a esse clipe sinto uma alegria e um deslumbramento espontâneos. Trata-se da maravilhosa união entre música e imagem que tanto eu gostaria de explorar.
Enquanto isso não ocorre, assista a esse clipe e enjoy!

2 comentários:

Guilherme Genestreti disse...

Ah, então não sou só eu o único a viajar na aula de OI! O professor viaja pelos países do mundo e nós pelos nimbos da mente! Ah, gostei! Isto é a primeiro contato que eu tenho com um texto seu que não seja jurídico: gostei! Você escreve muito bem, hein? Gostei mesmo... Abraço

Guilherme Genestreti disse...

By the way, eu esqueci: É, sempre que eu penso no Daft Punk eu lembro desse clipe